Como fazer o cálculo para precificar seus fretes

A maneira que você realiza o cálculo de seus fretes faz total diferença na saúde financeira da empresa em que trabalha. Valores abaixo da concorrência até podem garantir um volume alto de transportes mensais, mas eles estão sendo suficientes para cobrir uma boa margem de lucro? Tenha atenção. O momento de determinar o frete é essencial para cobrar um valor justo, que esteja de acordo com a realidade daquela viagem e analisar se o frete cobrado vai gerar o retorno que a transportadora precisa para crescer com saúde financeira. Entenda melhor como precificar o seu frete sem ter prejuízo.

Principais variáveis que determinam o preço do frete

Para definir o preço do frete é necessário levar em conta os gastos que qualquer veículo de carga tem ao fazer uma viagem. Mas não são apenas esses fatores, ainda há os custos com gerenciamento de risco, taxas, margem de lucro da empresa, entre outros.

  • Carga

Leve em conta o tipo de mercadoria que será transportada. Considere seu peso, tamanho e se exige algum cuidado especial.

O uso do caminhão tanque é indicado para cargas líquidas, diferente de um semipesado, adequado para distribuição de alimentos e outras pequenas entregas. O importante é respeitar que cada veículo tem a sua capacidade e determinar o frete de acordo com ele. Ultrapassar o limite de peso para ganhar em cima pode causar graves problemas, não recomendamos de maneira alguma.

  • Distância entre o local de saída e chegada

Some ao cálculo do frete quantos quilômetros o caminhão vai circular entre o ponto inicial e a entrega da carga. Quanto maior a distância, mas alto será o valor, obviamente. Em geral, empresas de logística têm uma tabela padrão que direciona o valor do km rodado. Lembre-se que, se na viagem de volta o caminhão retornar vazio, o frete deve ser dobrado.

O conteúdo da mercadoria e a distância entre as cidades interferem no preço do serviço de transporte.

O conteúdo da mercadoria e a distância entre as cidades interferem no preço do serviço de transporte.

  • Combustível

O combustível (álcool, diesel, gasolina) é um dos fatores que mais interfere no valor final do frete. Por isso, dê atenção na hora deste cálculo. Leve em conta os quilômetros que serão rodados e qual é a média de consumo do veículo que fará o transporte.

Se você ainda não reconhece a média de gastos de combustível por km rodado de cada veículo de sua frota, é hora de montar uma planilha.

  • Segurança

Outro item importante para precificar o frete são as condições da estrada onde o veículo vai trafegar e o índice de violência. Rotas perigosas colocam em risco a vida do motorista, a carga e o caminhão. O mesmo vale para a rodovias com asfalto em más condições, já que elas aumentam as chances de sofrer danos em caso de um pneu estourar ou o próprio veículo quebrar.

Se a frota for assegurada, mais um elemento para considerar no preço do seu serviço.

  • Margem de lucro

O lucro é o que manterá a transportadora de portas abertas, por essa razão dê atenção na hora de acrescentar ao preço do frete. Para determinar a sua margem de lucro, você precisa entender bem os custos operacionais da viagem e diferenciar o lucro bruto e o líquido. O primeiro vai pagar as despesas e salários, já o líquido manterá a empresa em boa condição financeira.

  • Pedágio

Mais uma variável importante na soma do frete de seus serviços. Não deixe de identificar o número de praças de pedágio no caminho a ser feito e quais os valores serão cobrados de acordo com os eixos do caminhão. Existem aplicativos que facilitam esta soma para empresas que realizam muitas viagens no mês, como o Qualp Pro. Para empresas que fazem poucos cálculos, o QualP Free é uma boa opção.

  • Depreciação do veículo

É normal que a frota sofra desvalorização com o tempo. Isso acontece com qualquer tipo de transporte. Ao levar este custo em conta na precificação do frete, você pode conseguir juntar um montante para trocar de veículo posteriormente. Basta determinar uma data para a substituição e dividir a diferença de valor do próximo caminhão sobre a média de transportes que serão realizados. A reserva vai facilitar que você mantenha a frota em bom estado e reduza os gastos com manutenção.

  • Manutenção

Considere neste cálculo todos os custos da empresa com troca de pneus, lavagem, lubrificantes, mão de obra, etc. Eles são chamados custos variáveis, por não acontecerem mensalmente, entretanto, quanto mais sua frota circula, aumentam as chances do veículo precisar de manutenção.

Faça o cálculo do preço do pedágio e frete de maneira simples

Como dissemos, atualmente algumas ferramentas online permitem somar todas as variáveis para o cálculo do frete sem exigir do profissional de logística, atenção e tempo. O QualP é uma delas.

A partir do preenchimento de informações sobre a rota, o aplicativo indica qual será o custo de pedágio naquele trajeto, de combustível e o valor do frete mínimo ANTT.

A versão mais completa da ferramenta é o QualP Pro, desenvolvido para facilitar o trabalho de transportadores que realizam dezenas de viagens num mês.

Você pode integrar o QualP Pro ao seu sistema de gestão e realizar o cálculo de vários fretes de uma só vez. Além de indicar o custo de pedágio e combustível para cada uma das rotas, o sistema é capaz de informar o preço do frete mínimo de acordo com o conteúdo da carga que será transportada, por exemplo, neogranel, perigosa, granel, frigorificada e carga geral.

Todos os cálculos são baseados na tabela de frete mínimo de transportes rodoviários, definida pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que leva em conta km rodado na realização de fretes por eixo carregado.

Outra facilidade do Qualp Pro é funcionar através de créditos pré-pagos, permitindo que você não gaste além do previsto. A cada acesso ao sistema um crédito é cobrado. Logo, antes de escolher o pacote você deve definir a média de rotas que frota circula no mês e depois comprar o pacote adequado para a empresa. Os valores dos pacotes variam de R$ 25 até R$ 12 mil. Quanto maior o pacote, mais desconto você tem.

Ganhe 50 créditos grátis experimentar a ferramenta QualP Pro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *